quinta-feira, 28 de julho de 2011

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL



Caminhando para um mundo integral, no qual os conceitos estão aos poucos sendo transformados, do conteúdo individual para o coletivo, do reducionismo para o amplo, da fragmentação para a integração, a inteligência motivadora que deve ser expressa e ensinada desde a infância: é a Inteligência Emocional.

Necessária em todas as relações, sejam elas interpessoais ou intrapessoais, saber lidar com nosso campo emocional, com as pressões internas e externas, com as rotinas aceleradas e as relações fragmentadas das famílias. Torna-se de grande valia o desenvolvimento das potencialidades individuais na perspectiva de saúde mental.

O Conceito de Inteligência Emocional estipula que se trata de uma habilidade para reconhecer o significado das emoções e suas inter-relações, assim como raciocinar e resolver problemas baseados nelas.

As emoções contêm informações sobre relacionamentos do organismo com o meio. Nesse sentido, a inteligência emocional associa-se à capacidade de reconhecer os significados das emoções e dos relacionamentos. Assim podemos utilizá-las para orientar as ações de adaptação ao meio (MAYER, 1999).

Sendo a primeira e fundamental forma de estimular o desenvolvimento desta habilidade, ensinar desde o inicio do desenvolvimento das crianças a NOMEAR OS SENTIMENTOS. Nem tudo que sentimos é amor ou ódio, alegria ou tristeza. Sentimos de tudo ao longo de nossas vidas, temos diversos conflitos e dificuldades de lidar com esses sentimentos e sensações, e também de saber o que são.

Essa habilidade pode ser utilizada para o bom desempenho social, no âmbito profissional, familiar e principalmente para si próprio, na construção de um ser humano saudável emocionalmente equilibrado que consegue pensar e agir de maneira coerente e sensata.

Dicas de Leitura:

INTELIGENCIA EMOCIONAL E A ARTE DE EDUCAR NOSSOS FILHOS (JOHN GOTTMAN E JOAN DeCLAIRE)

INTELIGENCIA EMOCIONAL (DANIEL GOLEMAN)

INTELIGENCIA EMOCIONAL NO TRABALHO (HENDRIE D. WEISINGER)

Nenhum comentário:

Postar um comentário