quinta-feira, 31 de março de 2011

Formação de Leitores

O Estimulo a leitura deve começar desde a barriga da mãe. É comprovado que as ondas emitidas por sons produzem efeitos desde a gestação, sejam eles positivos tais como músicas de qualidade e contos infantis; ou, negativos como ruídos ou estrondos muito altos.

A voz da mãe é o elo de ligação sonora entre bebê e mundo. Amplia também a percepção para audição e cognição do bebê os sons sugeridos desde as primeiras semanas de gestação, são eles estímulos para o desenvolvimento. A prática para leitura também faz parte desse desenvolvimento.

A leitura é o que propõe a mudança a nível individual e coletivo visto que, a maioria do conhecimento é advindo de informações viso-perceptiveis. O estímulo à leitura ao longo do desenvolvimento infantil pode resultar em bons leitores, não apenas na leitura chamada básica, de assimilação de símbolos e palavras, mas de uma forma geral a leitura interpretativa com entendimento mais ampliado e a facilidade de interpretação.

O contato com a expressão da leitura proporciona uma entrada no mundo do conhecimento que deve ser incentivado no decorrer de toda a vida. Pais leitores geram filhos leitores. Momentos de leitura devem ser compartilhados em casa. Estimular não é apenas comprar livros infantis, é antes compartilhar momentos de leitura das mais diversificadas categorias, tendo condições para discussões sobre os temas assimilados, crescendo assim o cabedal de informação e conhecimento da família.

Estas atividades irão facilitar a passagem pelos níveis de leitura que são elas:

a) Pré- leitor (ainda não lê, faz a leitura apenas visual) – analfabetos;

b) Leitor iniciante (aquele que compreende pequenos textos);

c) Leitor com alguma experiência em leitura (já compreende textos longos, mas simples);

d) Leitor com habilidade em leitura (compreende textos mais complexos graus mais apurados de interpretação;

e) Leitor experiente (categoria de compreensão de conteúdos inter-relacionados e textos dos mais variados, indo desde textos científicos às poesias);

Assim em muito será facilitado o processo de alfabetização e letramento, sendo a alfabetização de acordo com Emilia Ferreiro a “ação de ensinar e aprender a ler e escrever” e letramento “a condição não apenas de quem aprende a ler e a escrever”, àquele que cultiva e exerce as práticas sociais que utilizam leitura e escrita.

Portanto, o estimulo à leitura deve ser feito em todas as faixas etárias, iniciando-se, de preferência, desde a gestação para que com familiaridade e prazer possamos nos aperfeiçoar e nos desenvolver.

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