quinta-feira, 28 de julho de 2011

Autismo - A descoberta de um novo mundo


Autismo é um tipo de transtorno detectado por volta dos três anos de vida, devido a dificuldade que se encontram no âmbito principalmente da linguagem/ comunicação e interação social.

De acordo com o CID X, temos por definição: Transtorno global do desenvolvimento caracterizado por: a) um desenvolvimento anormal ou alterado, manifestado antes da idade de três anos, e b) apresentando uma perturbação característica do funcionamento em cada um dos três domínios seguintes: interações sociais, comunicação, comportamento focalizado e repetitivo. Além disso, o transtorno se acompanha comumente de numerosas outras manifestações inespecíficas, por exemplo: fobias, perturbações de sono ou da alimentação, crises de birra ou agressividade (auto-agressividade).

Crianças autistas demonstram em geral dificuldade em relacionar-se e interagir, até mesmo com os pais, comumente não olham nos olhos e tem uma a fala restrita, por manterem-se com o foco em si, não desenvolvem na perspectiva considerada normal o desenvolvimento da linguagem, sendo essa corporal e verbal.

Excutam movimentos repetitivos e podem ficar horas voltadas para uma mesma atividade como, por exemplo, girar uma tampa de panela, ou olhar diretamente para uma parede por um longo período.

A criança autista vem sendo diagnosticado cada vez mais cedo, conforme crescem as pesquisas nesta área específica, por meio de uma equipe multidisciplinar, contento, médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e preparadores físicos.

É preciso que a família se atente aos sinais de comportamentos considerados diferenciados e busque um profissional qualificado, sendo importante desde o diagnóstico até o tratamento que é ao longo da vida, contribuindo para uma melhor convivência e qualidade de vida no âmbito do portador desde transtorno como também da família que precisa se adaptar.

O que era considerado de grande dificuldade para família, atualmente tem um grande leque de possibilidades que auxiliam a família a lidar com uma criança autista, facilitando assim este processo e conseguindo uma vida praticamente “normal”, tendo um desenvolvimento crescente.

Muitas vezes, o autismo é confundido com outras síndromes ou com outros transtornos globais do desenvolvimento, pelo fato de não ser diagnosticado através de exames laboratoriais ou de imagem, por não haver marcador biológico que o caracterize, nem necessariamente aspectos sindrômicos morfológicos específicos; seu processo de reconhecimento é dificultado, o que posterga a sua identificação.

CONDIÇÕES QUE PODEM ESTAR ASSOCIADAS AO AUTISMO (Autismo Brasil)

Acessos de raiva
Agitação
Agressividade
Auto-agressão, auto-lesão
(bater a cabeça, morder os dedos, as mãos ou os pulsos)
Ausência de medo em resposta a perigos reais
Catatonia
Complicações pré, peri e pós-natais
Comportamentos autodestrutivos
Déficits de atenção
Déficits auditivos
Déficits na percepção e controle motor
Déficits visuais
Epilepsia
Hiperatividade
Impulsividade
Irritabilidade
Macrocefalia
Microcefalia
Paralisia cerebral
Respostas alteradas a estímulos sensoriais
(alto limiar doloroso, hipersensibilidade aos sons ou ao toque, reações exageradas à luz ou a odores, fascinação com certos estímulos)
Temor excessivo em resposta a objetos inofensivos


Existe ainda um tipo especifico chamado de Síndrome de Asperger que além dos sintomas comuns ao autista pode apresentar altas- habilidades em determinadas área tais como música ou matemática.

O Autismo vem sendo analisado por pesquisadores em todo o mundo e o mais importante que se tenha um tratamento especifico que favoreça o seu desempenho e estimulo a vida cotidiana, proporcionando a todos os envolvidos uma aprendizagem coletiva, onde a condição do autista seja para ele a proposta de desenvolvimento e para a família vivências de aprendizado e amor.

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